Raízes no passado e olhos
voltados ao futuro

Se, por um lado, o bem-estar dos cooperados e o estabelecimento de relações mais humanas é um dos pilares da Cooperativa Vinícola Aurora, por outro lado, a busca por cada vez mais qualidade da produção é o que nos move adiante. Por isso, estamos sempre inovando e aliando tecnologia de ponta aos conhecimentos ancestrais do fazer vitivinícola, passados de geração em geração.
A equipe Agrícola da Cooperativa conta com engenheiros agrônomos especializados, realizando todo o suporte necessário aos cooperados em suas propriedades.

Sistema de Boas Práticas Agrícolas

O BPA é um conjunto de programas desenvolvidos para o campo e para os cooperados, promovendo uma vitivinicultura segura, sustentável e responsável. Orienta o uso eficiente de solo, água e insumos, além de garantir saúde e segurança de quem está no campo, integrando os pilares da nossa estratégia ESG.
Conheça os programas que integram o BPA

Saúde e Segurança do Trabalho Rural:

Garante o cumprimento das normas trabalhistas e jurídicas nas propriedades, promovendo um ambiente de trabalho seguro e justo durante a safra. O programa oferece capacitações sobre direitos trabalhistas, segurança e relações humanas, fortalecendo a conformidade legal e o bem-estar social no campo.

Tecnologia de Aplicação:

Foco em eficiência no uso de agentes de proteção de cultivo, fertilizantes por meio de pulverização precisa. Reduz impactos ambientais e custos, aumentando a produtividade com sustentabilidade. Capacita cooperados com novas técnicas e equipamentos agrícolas.

Seleção de Novas Variedades:

Pesquisa e introdução de variedades de uvas mais produtivas, resistentes e adaptadas ao clima local. O programa visa qualidade superior, menor uso de insumos e alinhamento às tendências de consumo, com ganhos para o produtor, o meio ambiente e o consumidor.

Vitialerta:

Sistema de monitoramento voltado à detecção e resposta precoce a pragas, doenças e outras ameaças à viticultura. Gera alertas que orientam aplicações mais assertivas dos agentes de proteção de cultivo, contribuindo para a redução de perdas, custos e impactos ambientais.

Gestão da Propriedade Rural:

Assegura rastreabilidade e transparência em toda a cadeia produtiva da uva. Centraliza informações sobre manejo e práticas sustentáveis, promove certificações, melhora a gestão da propriedade e fortalece a relação com o consumidor por meio da confiança e da qualidade.

Vinha Fértil:

Indica as gemas de maior fertilidade no ramo da videira, auxiliando o produtor na decisão da poda ideal. Garante equilíbrio entre produtividade e qualidade dos frutos, com menor uso de insumos e maior eficiência produtiva.

Mecanização do Carregamento de Uvas:

Visa reduzir o esforço excessivo, através da substituição das caixas de colheita por bins até 2027, reduzindo riscos de acidentes e necessidade de mão de obra temporária, além de aumentar a eficiência da colheita e adequar as propriedades às exigências das boas práticas agrícolas. 

Centro Tecnológico de Viticultura (CTV):

Espaço dedicado à pesquisa, inovação e capacitação em viticultura. Desenvolve novas técnicas e variedades, promove práticas sustentáveis e oferece suporte técnico aos cooperados, com foco em produtividade, qualidade e responsabilidade socioambiental.

Projetos com Instituições de Ensino e Pesquisa:

Parcerias com a Embrapa, IFRS, UFSM e outras instituições para pesquisas em nutrição, fertilidade do solo e uso racional de fertilizantes. Utilizam tecnologias como espectroscopia e machine learning para tornar a viticultura mais eficiente, rentável e sustentável.

Análises Laboratoriais:

Monitoramento da qualidade do solo e controle de resíduos de defensivos nas uvas. Garante a segurança alimentar, reduz impactos ambientais e orienta práticas agrícolas mais conscientes.

Incentivo ao Uso de EPI’s:

Estimula o uso correto de equipamentos de proteção individual nas propriedades, reforçando a segurança do trabalho rural e a conformidade com normas de saúde e segurança.

Recolhimento de Embalagens Vazias:

Promove o descarte adequado de embalagens de agrotóxicos, conforme a legislação, evitando a contaminação ambiental e incentivando a responsabilidade compartilhada na cadeia agrícola.

Destinação do Bagaço e Engaço da Uva:

Iniciativa de economia circular que transforma resíduos da produção em insumos para fertilizantes, rações e cosméticos. Reduz impactos ambientais e gera valor socioeconômico para a comunidade.

Vitis Aurora:

Evento bienal que reúne produtores, especialistas e empresas do setor vitivinícola para troca de conhecimento, apresentação de tecnologias e práticas sustentáveis. Referência em inovação no campo.

CAVi (Certifica Aurora na Viticultura):

Promove a estruturação das propriedades, qualidade da produção, rastreabilidade e segurança alimentar. Beneficia produtores, indústria e consumidores com práticas sustentáveis e produtos mais confiáveis através de análises laboratoriais garantindo a qualidade do produto final.

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades do Mundo Aurora e receba conteúdo exclusivo sobre nossos produtos.

Canal de Denúncia

Seguro, confidencial e acessível para relatar irregularidades ou violações.

Ir para canal de denúncias
DESENVOLVIDO POR ATRIA DESIGN STUDIO