Ideias e sugestões de melhoria geral
Compartilhe suas ideias e ofereça sugestões para aprimorarmos nossos produtos e a forma como desenvolvemos nosso trabalho.
Compartilhe suas ideias e ofereça sugestões, conforme o setor escolhido, para aprimorarmos nossos produtos e a forma como desenvolvemos nosso trabalho.
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O Comitê de Ética são dois grupos distintos de pessoas responsáveis por gerir o Código de Ética e Conduta da empresa, disseminando na prática o que rege o regulamento e tem como objetivos principais assegurar a compreensão do mesmo e gerenciar as manifestações de não conformidade aos princípios e valores da Vinícola Aurora, recebendo os relatos abertos no Canal de Ética.
Os objetivos do Comitê de Ética são voltados ao atendimento das diretrizes estabelecidas no Código de Ética e Conduta. Dentre os princiapais objetivos estão: disseminar o conteúdo e as respectivas atualizações sempre que se fizer necessário; disponibilizar os recursos necessários para o funcionamento e manutenção do Canal de Ética; e análise dos relatos, implementando ações em resposta aos riscos identificados nos mesmos.
Após o recebimento dos relatos pelo Canal de Ética da Vinícola Aurora, o Assistente Administrativo do setor Jurídico os encaminha para um dos diretores pertinente, que por sua vez, avalia o tratamento das informações recebidas, analisa os riscos identificados e define a estratégia que deve ser utilizada para cada caso, junto ao comitê que lhe compete. O trabalho do comitê, no qual o diretor faz parte, é sugerir melhorias nos processos, propor ações de resposta aos conflitos e à tudo que está em desconformidade com o Código de Ética e Conduta da Vinícola Aurora. O comitê acompanha os resultados a afim de verificar a eficácia das suas ações. As iniciativas são compartilhadas com o Conselho de Administração para deliberação dos apontamentos gerados no website.
Promover medidas educativas para conscientização, incentivando na prática a compreensão do manual e a utilização consciente dos princípios estabelecidos no Código de Ética e Conduta a Vinícola.
Discutir e esclarecer dúvidas de interpretação referentes aos temas abordados no Código de Ética e Conduta, bem como, debater e elaborar pareceres sobre os relatos recebidos através do website e avaliar a eficácia das providências recomendadas e ações tomadas, frente às possíveis não conformidades identificadas.
Promover melhorias a fim de impedir que não conformidades persistam, identificando-as, informando aos gestores das áreas responsáveis, solicitando as providências, orientando-os quanto às medidas que devem ser tomadas e atribuindo as devidas responsabilidades.
O canal de Ética da Cooperativa Vinícola Aurora é um mecanismo de comunicação que a empresa disponibiliza para que seus profissionais, jovens aprendizes, fornecedores, prestadores de serviços, parceiros comerciais, comunidade em geral e associados, possam, de forma segura e responsável, registrar suas sugestões de melhoria, expor suas ideias ou comunicar algo que talvez esteja em desconformidade com o Código de Ética e Conduta da Cooperativa.
Serve para a empresa receber preocupações relativas à conduta ética da Vinícola ou sugestões de melhoria, para que, através de um processo seguro, confidencial e responsável, sejam destinadas à apuração.
É uma forma das pessoas se expressarem livremente sem medo de qualquer tipo de repreensão, pois a identidade é mantida em sigilo, mesmo quando o comunicante se identificar, e porque nos traz o conhecimento de fatos, até então, não identificados ou não compreendidos.
Dentro do Canal de Ética são disponibilizados 6 formulários, onde o comunicante deve selecionar o assunto que deseja tratar e preencher com os dados pertinentes. Pode-se ainda, anexar dentro da comunicação, arquivos que podem ajudar no entendimento do conteúdo enviado. Os formulários são divididos em temas de acordo com o Código de Ética e conduta da Vinícola Aurora.
Todos os relatos são recebidos por uma pessoa do setor Jurídico da Vinícola Aurora e encaminhados à Alta Direção, que faz parte dos Comitês de Ética. A direção é responsável, junto do comitê, pelo encaminhamento ou não do relato para apuração. A análise é feita de forma confidencial, discreta e imparcial, por um dos dois comitês existentes.
O canal de Ética da Cooperativa Vinícola Aurora é um mecanismo de comunicação que a empresa disponibiliza para que seus profissionais, jovens aprendizes, fornecedores, prestadores de serviços, parceiros comerciais, comunidade em geral e associados, possam, de forma segura e responsável, registrar suas sugestões de melhoria, expor suas ideias ou comunicar algo que talvez esteja em desconformidade com o Código de Ética e Conduta da Cooperativa.
Sim, é possível acompanhar a apuração do relato, através de um código de acesso gerado no momento do envio da comunicação. É de suma importância que o comunicante anote este código, para que o mesmo consiga acompanhar o andamento do caso, bem como, fornecer mais detalhes e informações, quando pertinente.
Não. A identificação não é obrigatória, podendo o comunicante ficar no anonimato e mesmo optando por se identificar, o mesmo será preservado e não será tomada nenhuma medida contra aquele que de boa-fé efetuar qualquer comunicação sobre questões éticas.
Comitê permanente de gestão de riscos
O Comitê Permanente de Gestão de Riscos é um órgão constituído pelas empresas que busca mapear e estabelecer protocolos de conduta em casos de crises na companhia ou de eventos com potencial para gerar crises, bem como o fluxo de ações a serem tomadas para responder a tais situações. Na Vinícola Aurora, é composto pela Diretoria do Conselho de Administração e pelos principais executivos responsáveis pela gestão da cooperativa, contando com reuniões semanais para mapeamento dos principais riscos, bem como atendendo a convocações extraordinárias em caso de situações de crise que ofereçam riscos ao negócio ou à reputação.
Qual o objetivo do Comitê Permanente de Gestão de Riscos?
Crises podem ocorrer em qualquer empresa e a qualquer tempo. Isso exige das organizações estão preparadas para enfrentar estes desafios, buscando controlar o evento e reduzir ao máximo eventuais danos reputacionais e aos negócios. Desta forma, a Gestão de Riscos é uma solução que busca atuar de forma coordenada e ágil na coleta de informações, análise dos dados e proposição e aprovação célere de medidas que façam frente a eventos emergenciais que impactem de forma negativa na gestão da empresa.
Quais são as atribuições do Comitê de Crise?
O que é assédio moral?
Assédio Moral é todo ato ou comportamento repetido e/ou prolongado, que consiste
em coagir uma pessoa ou um grupo por meio de atitudes reiteradas de
desqualificação, ridicularização, humilhação etc., sendo suscetível de provocar,
dentre outros, ofensa à dignidade e prejuízos psíquicos e profissionais. Este
comportamento pode ocorrer em qualquer ambiente de convívio social, inclusive no
ambiente de trabalho.
O que não é assédio moral?
Atitudes que NÃO são assédio moral:
Tipos de assédio moral:
Situação de assédio moral:
Algumas atitudes que podem caracterizar assédio moral:
O que é assédio sexual?
Assédio Sexual é toda conduta que consiste no constrangimento do trabalhador por
meio de um comportamento negativo de conteúdo sexual que não precisa ser
necessariamente por contato físico. Esta conduta geralmente é praticada por
pessoas de hierarquia superior no ambiente de trabalho para buscar uma
finalidade sexual com o assediado e pode se dar por meio de chantagens ou
intimidações.
O que não é assédio sexual?
Atitudes que NÃO são assédio sexual:
Tipos de assédio sexual:
Situação de assédio sexual:
Ao contrário do assédio moral, o assédio sexual não precisa necessariamente ser
uma conduta repetida.
Desta forma, algumas atitudes abaixo podem caracterizar assédio sexual:
Assédio moral ou sexual é crime?
Embora não seja crime, apesar de ser uma conduta extremamente reprovável, o
assédio moral pode ser punido na esfera cível e trabalhista.
Já o assédio sexual é CRIME previsto no Código Penal Brasileiro e conforme
destacamos anteriormente não necessita de contato físico para ser caracterizado,
podendo ser identificado por meio de conversas, bilhetes, presentes, gestos etc.