Canal de ética
Cooperativa Vinícola Aurora

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Ideias e sugestões de melhoria geral

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Fornecedores, Prestadores
de Serviços e Representantes

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Sustentabilidade, Meio Ambiente
e Segurança em Alimentos

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Nosso cuidado com as Pessoas

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Respeito ao Código de Ética e Conduta

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Associados Cooperados

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Consulta de Solicitação

O que é?

O Comitê de Ética são dois grupos distintos de pessoas responsáveis por gerir o Código de Ética e Conduta da empresa, disseminando na prática o que rege o regulamento e tem como objetivos principais assegurar a compreensão do mesmo e gerenciar as manifestações de não conformidade aos princípios e valores da Vinícola Aurora, recebendo os relatos abertos no Canal de Ética.

Objetivo?

Os objetivos do Comitê de Ética são voltados ao atendimento das diretrizes estabelecidas no Código de Ética e Conduta. Dentre os princiapais objetivos estão: disseminar o conteúdo e as respectivas atualizações sempre que se fizer necessário; disponibilizar os recursos necessários para o funcionamento e manutenção do Canal de Ética; e análise dos relatos, implementando ações em resposta aos riscos identificados nos mesmos.

Qual a relação entre o Comitê de Ética e o Canal da Aurora?

Após o recebimento dos relatos pelo Canal de Ética da Vinícola Aurora, o Assistente Administrativo do setor Jurídico os encaminha para um dos diretores pertinente, que por sua vez, avalia o tratamento das informações recebidas, analisa os riscos identificados e define a estratégia que deve ser utilizada para cada caso, junto ao comitê que lhe compete. O trabalho do comitê, no qual o diretor faz parte, é sugerir melhorias nos processos, propor ações de resposta aos conflitos e à tudo que está em desconformidade com o Código de Ética e Conduta da Vinícola Aurora. O comitê acompanha os resultados a afim de verificar a eficácia das suas ações. As iniciativas são compartilhadas com o Conselho de Administração para deliberação dos apontamentos gerados no website.

Quais são as atribuições do Comitê de Ética?

Promover medidas educativas para conscientização, incentivando na prática a compreensão do manual e a utilização consciente dos princípios estabelecidos no Código de Ética e Conduta a Vinícola.
Discutir e esclarecer dúvidas de interpretação referentes aos temas abordados no Código de Ética e Conduta, bem como, debater e elaborar pareceres sobre os relatos recebidos através do website e avaliar a eficácia das providências recomendadas e ações tomadas, frente às possíveis não conformidades identificadas.

Quais são os objetivos dos encaminhamentos realizados pelo Comitê de Ética?

Promover melhorias a fim de impedir que não conformidades persistam, identificando-as, informando aos gestores das áreas responsáveis, solicitando as providências, orientando-os quanto às medidas que devem ser tomadas e atribuindo as devidas responsabilidades.

O que é?

O canal de Ética da Cooperativa Vinícola Aurora é um mecanismo de comunicação que a empresa disponibiliza para que seus profissionais, jovens aprendizes, fornecedores, prestadores de serviços, parceiros comerciais, comunidade em geral e associados, possam, de forma segura e responsável, registrar suas sugestões de melhoria, expor suas ideias ou comunicar algo que talvez esteja em desconformidade com o Código de Ética e Conduta da Cooperativa.

Para que serve?

Serve para a empresa receber preocupações relativas à conduta ética da Vinícola ou sugestões de melhoria, para que, através de um processo seguro, confidencial e responsável, sejam destinadas à apuração.

Por que utilizar?

É uma forma das pessoas se expressarem livremente sem medo de qualquer tipo de repreensão, pois a identidade é mantida em sigilo, mesmo quando o comunicante se identificar, e porque nos traz o conhecimento de fatos, até então, não identificados ou não compreendidos.

Como utilizar?

Dentro do Canal de Ética são disponibilizados 6 formulários, onde o comunicante deve selecionar o assunto que deseja tratar e preencher com os dados pertinentes. Pode-se ainda, anexar dentro da comunicação, arquivos que podem ajudar no entendimento do conteúdo enviado. Os formulários são divididos em temas de acordo com o Código de Ética e conduta da Vinícola Aurora.

Como é feita a apuração dos relatos?

Todos os relatos são recebidos por uma pessoa do setor Jurídico da Vinícola Aurora e encaminhados à Alta Direção, que faz parte dos Comitês de Ética. A direção é responsável, junto do comitê, pelo encaminhamento ou não do relato para apuração. A análise é feita de forma confidencial, discreta e imparcial, por um dos dois comitês existentes.

O que é?

O canal de Ética da Cooperativa Vinícola Aurora é um mecanismo de comunicação que a empresa disponibiliza para que seus profissionais, jovens aprendizes, fornecedores, prestadores de serviços, parceiros comerciais, comunidade em geral e associados, possam, de forma segura e responsável, registrar suas sugestões de melhoria, expor suas ideias ou comunicar algo que talvez esteja em desconformidade com o Código de Ética e Conduta da Cooperativa.

É possível acompanhar a apuração dos relatos?

Sim, é possível acompanhar a apuração do relato, através de um código de acesso gerado no momento do envio da comunicação. É de suma importância que o comunicante anote este código, para que o mesmo consiga acompanhar o andamento do caso, bem como, fornecer mais detalhes e informações, quando pertinente.

A identificação é obrigatória?

Não. A identificação não é obrigatória, podendo o comunicante ficar no anonimato e mesmo optando por se identificar, o mesmo será preservado e não será tomada nenhuma medida contra aquele que de boa-fé efetuar qualquer comunicação sobre questões éticas.

Comitê permanente de gestão de riscos
O Comitê Permanente de Gestão de Riscos é um órgão constituído pelas empresas que busca mapear e estabelecer protocolos de conduta em casos de crises na companhia ou de eventos com potencial para gerar crises, bem como o fluxo de ações a serem tomadas para responder a tais situações. Na Vinícola Aurora, é composto pela Diretoria do Conselho de Administração e pelos principais executivos responsáveis pela gestão da cooperativa, contando com reuniões semanais para mapeamento dos principais riscos, bem como atendendo a convocações extraordinárias em caso de situações de crise que ofereçam riscos ao negócio ou à reputação.


Qual o objetivo do Comitê Permanente de Gestão de Riscos?
Crises podem ocorrer em qualquer empresa e a qualquer tempo. Isso exige das organizações estão preparadas para enfrentar estes desafios, buscando controlar o evento e reduzir ao máximo eventuais danos reputacionais e aos negócios. Desta forma, a Gestão de Riscos é uma solução que busca atuar de forma coordenada e ágil na coleta de informações, análise dos dados e proposição e aprovação célere de medidas que façam frente a eventos emergenciais que impactem de forma negativa na gestão da empresa.


Quais são as atribuições do Comitê de Crise?

  • Mapear regularmente os principais riscos à reputação da empresa, definindo previamente a matriz de responsabilidade dos líderes diante de cada um destes riscos, pontuando quando e como agir em situações que ofereçam risco ao negócio.
  • Coordenar as ações emergenciais em casos de crise, a partir de uma consistente coleta de informações que permita desenvolver soluções que mitiguem os danos à reputação da empresa e, consequentemente, ao negócio.
  • Fazer análise periódica da situação reputacional da empresa, apresentando caminhos e soluções para que sua gestão de imagem e reputação esteja em constante evolução e alinhamento com os conceitos de mercado que fortaleçam o negócio.

O que é assédio moral?
Assédio Moral é todo ato ou comportamento repetido e/ou prolongado, que consiste em coagir uma pessoa ou um grupo por meio de atitudes reiteradas de desqualificação, ridicularização, humilhação etc., sendo suscetível de provocar, dentre outros, ofensa à dignidade e prejuízos psíquicos e profissionais. Este comportamento pode ocorrer em qualquer ambiente de convívio social, inclusive no ambiente de trabalho.

O que não é assédio moral?
Atitudes que NÃO são assédio moral:

  • Exigências profissionais para que o trabalho seja cumprido com eficiência;
  • Críticas fundamentadas sobre o trabalho desempenhado;
  • Aumento do volume de trabalho desde que haja um motivo para tal e não como forma de desqualificar um colaborador ou puni-lo;
  • Uso de tecnologias para controle de frequência e produtividade, desde que dentro de parâmetros razoáveis.

Tipos de assédio moral:

  • Assédio Moral Vertical Descendente
    Acontece quando a violência moral parte de um superior hierárquico para os seus subordinados. É a forma mais comum de assédio moral.
  • Assédio Moral Vertical Ascendente
    Acontece quando a agressão parte de um subordinado contra o seu superior hierárquico.
  • Assédio Moral Horizontal
    Acontece quando o assediador e o assediado são colegas de trabalho e não mantém qualquer relação de subordinação hierárquica.
  • Assédio Moral Institucional
    Acontece quando a empresa tolera que os seus chefes ou subordinados pratiquem o assédio moral e ou não adotam providências eficazes para prevenir ou coibir a conduta dos assediadores.

Situação de assédio moral:
Algumas atitudes que podem caracterizar assédio moral:

  • Retirar autonomia do colaborador ou contestar, sem propósito, as suas decisões;
  • Ignorar a presença do colaborador dirigindo-se apenas aos demais;
  • Passar tarefas humilhantes;
  • Atribuir apelidos pejorativos;
  • Escrever mensagens depreciativas em redes sociais, grupos de WhatsApp etc.;
  • Vigilância excessiva;
  • Tratar o colaborador como incompetente;
  • Impor tarefas impossíveis de serem cumpridas ou em prazos incompatíveis com a finalização do trabalho;
  • Distribuição desigual de tarefas sem motivo ou justificativa razoável; Induzir o colaborador a erro;
  • Criticar a vida privada do colaborador;
  • Isolar o colaborador para que este não tenha contato nem comunicação com seus colegas de trabalho.


O que é assédio sexual?
Assédio Sexual é toda conduta que consiste no constrangimento do trabalhador por meio de um comportamento negativo de conteúdo sexual que não precisa ser necessariamente por contato físico. Esta conduta geralmente é praticada por pessoas de hierarquia superior no ambiente de trabalho para buscar uma finalidade sexual com o assediado e pode se dar por meio de chantagens ou intimidações.

O que não é assédio sexual?
Atitudes que NÃO são assédio sexual:

  • Flertes, cantadas e elogios respeitosos sem cunho sexual e desde que sejam consentidos;
  • Investidas sutis e respeitosas que, ao serem negadas, não tenham consequências para a pessoa que a recusou;
  • Conversas amigáveis no ambiente de trabalho.

Tipos de assédio sexual:

  • Assédio Sexual Vertical
    Acontece quando a violência sexual parte de um superior hierárquico para os seus subordinados objetivando favores sexuais. É a forma mais comum de assédio sexual e a tipificada como crime.
  • Assédio Sexual Horizontal
    Acontece quando a agressão sexual parte de um colega que não possui hierarquia sobre a pessoa assediada. Apesar desta conduta não ser elencada como crime, o judiciário já tem entendimentos neste sentido.

Situação de assédio sexual:
Ao contrário do assédio moral, o assédio sexual não precisa necessariamente ser uma conduta repetida.
Desta forma, algumas atitudes abaixo podem caracterizar assédio sexual:

  • Contato físico indesejado;
  • Promessas de tratamento diferenciado;
  • Conversas e piadas indesejadas de teor sexual;
  • Solicitação ou insinuações de favores sexuais;
  • Ameaças e pressões para participar de encontros;
  • Convites impertinentes.


Assédio moral ou sexual é crime?
Embora não seja crime, apesar de ser uma conduta extremamente reprovável, o assédio moral pode ser punido na esfera cível e trabalhista. Já o assédio sexual é CRIME previsto no Código Penal Brasileiro e conforme destacamos anteriormente não necessita de contato físico para ser caracterizado, podendo ser identificado por meio de conversas, bilhetes, presentes, gestos etc.


O que fazer quando sofrer assédio moral ou sexual?
O assédio moral e sexual é um fato, com efeitos perversos para as vítimas e para todos os que são atingidos pelas consequências de tais práticas. Erradicar o assédio moral e sexual do nosso cotidiano impõe a todos o importante papel de enfrentamento das suas práticas, seja por meio da prevenção, seja pela repressão. Incentivamos, assim, que as vítimas de assédio moral e sexual se empoderem, revidem as investidas e procurem os canais de denúncia disponibilizados; que os assediadores se conscientizem da violência que praticam e dos efeitos perversos dos prejuízos que silenciosamente causam; e as testemunhas apoiem a denúncia, acolham as vítimas e colaborem com as investigações.
Nós da Vinícola Aurora estamos ao seu lado. Caso você venha a sofrer alguma atitude que possa indicar se tratar de assédio moral ou sexual, por favor nos comunique. Por meio de nosso site dispomos de um Canal de Ética em que denúncias podem ser feitas para que possamos apurar os fatos e as condutas. Acesse por meio do endereço: www.vinicolaaurora.com.br/canal-de-etica

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